.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

11 julho 2006

Tivemos um sonho...

Photobucket - Video and Image Hosting

Detesto cama! Sempre foi assim, até onde a memória alcança. Feitio ou compulsão fisiológica, mal abro os olhos tenho que me levantar. Afastar os cobertores é viver o mundo, partir à descoberta do que o correr do tempo me trará, tornar-me mais rico de vivências e, por isso, mais pessoa. Não consigo ficar ali estendido a dançar o vira com os lençóis!

Na quinta-feira, bolas!, o despertador a comer os minutos e eu nas tintas. Virei-lhe costas, puxei a almofada, a custo enterrei-me ainda mais no breu da cama. Descobri-me exaurido de forças, passado a ferro por um gigantesco rolo da massa. Sabia que estava na hora de me meter no duche e fazer-me à vida, essa mesma que não espera por ninguém nem se compadece com os nossos flutuantes humores. Em vez disso, afundei o nariz no que restava da espuma da noite, desalentado, os olhos a recusarem-se a despertar para o fim de um sonho... Um sonho a verde e vermelho desfeito por um capricho do tempo. Se o Ricardo se tem lançado para a bola um centésimo de segundo antes, outro galo cantaria! E se o árbitro tivesse a balança da justiça bem calibrada, também havia meio “penalty” sobre o Ronaldo! E se aquela cabeçada do Figo não batesse na trave. E se o Deco estivesse em dia sim...

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

E se, depois desta floresta de dilemas existenciais, Portugal tivesse marcado um ou dois golos – oh, meu Deus!, como teria sido bonita a festa, pá! Depois do épico jogo com a Inglaterra, comecei a acreditar que era desta. Finalmente, iamos a uma final do Campeonato do Mundo de Futebol. Não que tivesse grande importância, não que fosse uma questão de vida ou de morte. Mas... ou muito me engano ou um pouco de felicidade nunca fez mal a ninguém, nem consta que seja motivo de escândalo ou desprezo. Excepto para os que acham que a felicidade dos outros só é completamente feliz se for uma cópia da sua. E, depois, veio aquele malfadado “penalty”, talvez um pouco forçado, que nos roubou o direito ao sonho. Ainda se tivéssemos morrido na praia por um daqueles golos de encher o olho e não por aquele remate pífio do Zidane!

Neste jardim tão enxovalhado e macambúzio, tão parco de motivos para folguedos, a ida a essa final seria um bom escape para o pessimismo que nos corrói os dias. Eu sei que nada resolveria, que os nossos eternos problemas têm lugar cativo nas nossas vidas por muitos e largos anos. Mas como teria sido bom ir à janela e ver um mar de putos a saltar de alegria, bocas cheias de Portugal e esperança no olhar, bandeiras a sorrir ao vento, todo um povo irmanado no saborear desse momento. Por uma vez, os publicitários acertaram no alvo e mais além. A frase "Em cada janela uma bandeira, no relvado uma Nação inteira" remete, não apenas para o rectângulo pátrio, mas para a Nação dos que falam e escrevem a Língua Portuguesa, do Minho a Timor. Tantos e tantos que se reviam e confiavam na Selecção Nacional para tornar um pouco menos cinzento os seus dias.

Photobucket - Video and Image Hosting

Escrevo já depois do fim do Campeonato, o abraço dos povos a minguar, a Itália campeã, mágoa na memória por ver Zidane sair pela porta das traseiras e um honroso quarto lugar para nós. Não sei se podíamos exigir que os jogadores trouxessem a taça na bagagem. Os meus conhecimentos técnicos de futebol não me permitem essas miudezas. Mas sei que teria sido bom ver o Figo a descer daquele avião com o sonho de uma vida cumprido, agora que disse adeus à camisola que tanto honrou. E, todavia, tenho a certeza de que todos eles permanecerão imortais nos nossos corações.

Photobucket - Video and Image Hosting

Até ao próximo “time to make friends”. Fiquem bem. Vemo-nos por aí...

2 Comments:

Blogger susana said...

Este post sobre futebol, deixa lágrimas nos olhos....estranho!!
Mas eu entendo-te, mais que desportista, sou nacionalista!Desde cedo senti enraisado em mim o amor pela glória da pátria!
Teria sido bom para o orgulho português que anda tão por baixo...

sexta-feira, 14 julho, 2006  
Blogger susana said...

Quero os que me dês os parabéns mo neu blog!!
10 000 visitas ao profile!
beijos

terça-feira, 18 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home