.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

30 junho 2006

Simbologia da bandeira portuguesa

Bandeira instituída em Novembro de 1910, pouco depois da implantação da República em Portugal (5 de Outubro de 1910)

Verde: O verde no ideário positivista e republicano (séculos XIX e XX), simboliza as nações que são guiadas pela ciência. Na versão popular simboliza a esperança no futuro.

Vermelho rubro: O vermelho é a cor das revoluções democráticas desde o século XVIII percorreram a Europa, como a revoluções de 1848, a Comuna de Paris (1871) ou a revolução republicana em Portugal de 31 de Janeiro de 1891. Simboliza a luta dos povos pelos grandes ideais de Igualdade, Faternidade e Liberdade. Na versão popular simboliza os sacrifícios do povo português ao longo da sua história.

Esfera armilar: Emblema do rei D. Manuel I (1469 -1521) e que desde então esteve sempre presente nas bandeiras de Portugal. Simboliza o Universo e a vocação universal dos portugueses. Na versão popular simboliza os descobrimentos portugueses.

Escudo: O Escudo de Armas remete para a fundação de Portugal. Simboliza a afirmação da cultura ocidental no mundo, e em particular dos seus valores cristãos. Os castelos, quinas e os besantes evocam conquistas, vitórias e lendas ligadas à fundação de Portugal por D.Afonso Henriques (1109-1185).
Fiquem bem. Vemo-nos por aí...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito interessante, para quem não sabia. Só é pena não teres aprofundado a questão das batalhas e vitórias. (Já agora, não é?)

Ric

segunda-feira, 03 julho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Jorge gostei da tua Simbologia da bandeira portuguesa, mas infelizmente não é essa a simbologia que conheço :(
A que eu conheço o verde representa a terra (floresta) conquistada pelo povo Português e o vermelho (sangue) derramado na conquista, daí a razão da parte vermelha ser maior :)
Mas de qualquer maneira é um orgulho ter uma bandeira como essa cheia de significado.

quarta-feira, 12 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home