.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

26 maio 2006

A termodinâmica, a cerveja e a saúde

Photobucket - Video and Image Hosting

Em tempo de praia e futebol, quem é que não se pela por uma dúzia de bejecas fresquinhas e espumosas ali no bar em cima das dunas? Pois: é álcool e etc e tal, e faz barrigas redondas que nem pipas e etc e tal, e é mau exemplo para a juventude e etc e tal. Balelas! A cerveja é um maná para a saúde: emagrece-nos e, portanto, reduz o risco de AVC’s e etc e tal. Aqui vai a prova científica, pura e dura. Obrigado, David, pelo alerta!

“Pelas leis da termodinâmica, sabemos que 1 quilocaria (Kcal) é a energia necessária para aumentar em 1ºC a temperatura de 1 grama de água.

Não é necessário ser nenhum génio para verificar que, se um ser humano beber um copo (200ml) de água gelada a, aproximadamente, 0°C, usará 200 Kcal para elevar em 1º C a temperatura dessa água. Para haver o equilíbrio térmico com a temperatura corporal, são necessárias, aproximadamente, 7.400 calorias para que estes 200g de água alcancem os 37° C da temperatura corporal (200 Kcal X 37°C).

Esta é, então, a quantidade de energia necessária para manter a temperatura do nosso corpo a 37° C. A termodinâmica não nos deixa mentir sobre esta dedução. Assim, se uma pessoa beber um copo de cerveja grande (aproximadamente 400ml) a uma temperatura próxima de 0°C, ela perde cerca de 14.800 calorias (400g x 37°C). Não nos podemos esquecer de descontar as calorias da cerveja (aproximadamente 380 Kcal em 400ml de bebida).

Observa-se, portanto, que um indivíduo perde, aproximadamente, 14.420 Kcal com a ingestão de um único copo de cerveja bem gelada. Obviamente, quanto mais gelada for a cerveja maior será a perda calórica. Fica, por isso, claro que beber cerveja gelada é muito mais eficaz do que andar de bicicleta ou correr, actividades que queimam, aproximadamente, 800 Kcal por hora.

Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja bem gelada, em grandes quantidades e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto.

Saúde a todos!!! Eu vou já prá tasca emborcar...”

Não sei quem foi o génio que descobriu isto, mas fico-lhe eternamente grato. E, agora, se me dão licença, estou com muita pressa: a minha bejeca, com este calor, está a aquecer e a perder qualidades medicinais.

Bebei, senhoras e senhores, até cairdes para o lado. Em nome da vossa saúde. Vemo-nos por aí...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ai ai, as desculpas q arranjamos para cometer os nossos "pecados" de consciência limpa!!! loool

mas esta tá boa sim senhor...

sábado, 27 maio, 2006  
Blogger Ritinha said...

olá! é a primeira vez que passo por aqui mas a tua forma de escrever pareceu me bastante interessante. vou ficar por aqui um pouco a ler...

beijinhos

domingo, 28 maio, 2006  
Blogger susana said...

Esqueces jorge é a forma pouco estética que a cerveja ao fim de uns tempos dá à nossa barriguinha,isto sem falar nos efeitos colaterais,por causa do gás!!ehehe
beijos

segunda-feira, 29 maio, 2006  

Enviar um comentário

<< Home