.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

14 setembro 2005

Postais de Cuba - Pecadilhos...

A tarde já me batia à janela, o vai-vém de camiões e tractores e motoretas abrandara, a fome começava a incomodar-me. Hora de almoço, pois... Lá do fundo, porta do corredor escancarada, chegava-me um aroma intenso a azeite escaldado. O refogado de cebola e tomate prenunciava o ritual. Antigo, talvez fruto de uma necessidade que refinou o engenho. Pão duro no fundo da tigela grande, lembrando tempos em que se amassava para toda a semana, a água vasada lentamente, pedacitos de tomate salpicando a pedra, os vapores enfeitiçando-nos as narinas, a colher de pau afogando bem as fatias no caldo. Breves momentos de repouso, as dádivas da terra congeminando uma alquímia dos sabores.

As sopas de tomate, como a açorda de alho, servem-se a gosto. Por mim, prefiro-as bem molhadinhas, o miolo a desfazer-se-me na boca, o caldo a afundar-se-me na língua, as batatas e o ovo a deslizarem goela abaixo. Por isso, sou sempre o último a encher o prato, fundo a transbordar abundantemente e ameaçando a brancura da toalha. Não tenho pressa, deixo-me seduzir por cada colherada – sim, que isto de sopas à alentejana não faz sentido de garfo e faca. Repito a dose, o estômago a protestar, eu a não fazer caso; estes sabores da planície, cá para mim, têm um feitiço qualquer, arrasam a vontade de qualquer um...

Cama, está-se mesmo a ver, a fatia de melão engolida a caminho do quarto. Deixo-me cair, farto, o ranger da cama a soar-me já distante. Uns segundos mais e eis-me a sonhar com o almoço do dia seguinte. Pelos vistos, de nada me valeram as poucas aulas de catequese em que pus os pés. E os pecados, mesmo ateu, costumam pagar-se caro. Uma reviravolta mal calculada, a cama a finar-se, um trambolhão de meia-noite, o joelho esquerdo a guinchar de dor, gelos e repousos à vista. Bem, o gelo ainda vá...

Que se lixe! Alguém faz o obséquio de me dizer a ementa de amanhã?

Image hosted by Photobucket.com

Fiquem bem. Vemo-nos por aí...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SGA's 'war' puts rivalry in spotlight
News of the Student Government Assocation's declaration of war against Washington University in St ... Additionally, the Department of War has received mention on numerous blogs, from the general discussion Web log metafilter.
Hey, You have a great blog here! Give yourself a bread and check our RETIRE with GOLD site out at http://www.thegoldhunter.net/. There are Millions in GOLD just waiting to be discovered in the most unlikely places. They are even filtering and recovering GOLD out of water! Is it time for a new hobby… that could actually earn you MONEY? Check our RETIRE with GOLD site out at http://www.thegoldhunter.net/ and find out how it’s done.

terça-feira, 27 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Na vejo Cuba =:-)

pedro f.

sexta-feira, 14 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home