.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

26 agosto 2017

A EVOLUÇÃO EM ACÇÃO!

Foto de Jorge Vargas.

Porquê esta extravagância, este gasto de energias na toilette pessoal? A explicação mais imediata é que, ao longo de milhões de anos, actuou um dos mecanismos evolutivos mais comum em toda a parte: a selecção sexual. As aves que, ao longo do tempo, fossem adquirindo um padrão mais vistoso, tenderiam a ser mais bem sucedidas na reprodução: as fêmeas escolhem os machos mais vaidosos e bem vestidos.

Mas também (e esta hipótese é baseada no meu desconhecimento do canto desta ave) se pode dar o caso de este padrão colorido ser uma espécie de meio de comunicação a longa distância: nas padrarias ressequidas que talvez sejam o habitat desta ave, um padrão contrastante com o monótono castanho das paisagens permite mais facilmente encontrar parceiros e, quiçá, avisar de alguns perigos!

"Considered the national bird of both Kenya and Botswana, the lilac-breasted roller is often considered one of the most beautiful birds in the world with its pastel plumage, striking field marks and long tail streamers.


These birds prefer open woodland or grassland habitat with widely scattered trees, shrubs or poles to serve as hunting perches."