.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

19 agosto 2017

EVOLUÇÃO, POIS CLARO!


De outra maneira, é impossível explicar este dinossauro, que é uma espécie de mousse de características de répteis e de aves. Mostra, de modo muito claro, que a evolução não é uma teoria (aconteceu, de facto) e que, para mal da nossa vaidade, não é nada de especial...

Não, a evolução não é uma obra-prima de arquitectura, prévia e omniscientemente construída a régua e esquadro. A evolução trabalha com o que está mais à mão e "faz" experiências (as ínfimas mutações que vão ocorrendo ao longo de anos e anos e anos - e que, se ajudarem os organismos a terem vantagens competitivas num determinado meio ambiente, são preservadas e passadas à geração seguinte através da reprodução).

Portanto, algumas dessas experiências são bem sucedidas e a maioria, pura e simplesmente, falha. Ou porque os organismos não conseguiram, com as suas características anatómicas e fisiológicas, adaptar-se ao meio ambiente ou devido a uma drástica e/ou rápida alteração das condições ambientais. Estima-se que todos os animais e plantas que hoje vivem no planeta correspondam apenas a 10% de todas as espécies que já habitaram estas paragens.

Já agora, deixo aqui uma pergunta para os meus facebookianos leitores esturricarem os miolos: porque diabo temos nós uma inutilidade chamada apêndice?

Carmo, João e Ricardo... tendes algo a acrescentar, compagnons de route?

http://hypescience.com/dinossauro-elo-perdido/