.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

19 agosto 2017

ENORME DESPERDÍCIO DE ESPAÇO!

Jorge Vargas - 12 de Agosto de 2014


Existir vida apenas na Terra seria a maior improbabilidade estatís-tica que poderíamos calcular... A vida, tal como a concebemos, é um corolário natural das leis da Física e da Química. Há moléculas orgânicas simples, precursoras das mais complexas, nas densas nuvens de gás e poeira onde as estrelas despertam para a vida.


Todavia, parece-me bastante improvável que encontremos um extraterrestre com cinco dedos. A vida na Terra é um produto complexo, uma mistura de acaso e necessidade numa miríade de passos que dificilmente se terão repetido noutras paragens.

Ou, pelo contrário, haverá certas características básicas comuns a toda a vida no Universo? Por exemplo: as mitocôndrias, as fábricas de energia das células... será que elas ou um mecanismo semelhante também apareceram e evoluíram fora da Terra?

A resposta é simples: não sabemos!