PADRÕES!
Jorge Vargas - 14 de Agosto de 2014
Nós, seres humanos, evoluímos para reconhecermos padrões. Fosse um rosto humano, animais e objectos formados por determinados grupos de estrelas ou o ritmo das estações, todos estes padrões, numa altura em que estávamos entregues a nós mesmos e à Natureza, sem grandes tecnologias que nos ajudassem, foram determinantes para aumentarmos as nossas hipóteses de sobrevivência. Ficámos viciados em padrões: até nos dá para vermos o rosto de Cristo numa torrada... É um fenómeno chamado pareidolia, abaixo explcado.
Há anos e anos que os cientistas e divulgadores de Ciência andam a repetir isto. Por isso e sinceramente, já não há pachorra para tanta ignorância e, pior do que isso, para a suprema arrogância de se ver em fenómenos naturais a projecção dos nossos desejos, expectativas, medos ou frustrações.
Querer ver gigantes e lagartos em formações geológicas iluminadas de um determinado ângulo é mesmo forçar os limites da ignorância, da crendice e de um perigoso misticismo que tenta fazer gato-sapato da Ciência e conduzir-nos a uma nova era trevas, em que o Conhecimento arduamente adquirido por homens e mulheres é ridicularizado, posto em causa e substituído por um "conhecimento" baseado nos humores diários de uns quantos charlatães apostados em ganharem dinheiro à nossa custa!
https://www.scientificamerican.com/article/is-earth-s-life-unique-in-the-universe/?&WT.mc_id=SA_EVO_20140811
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home