.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

19 agosto 2017

PADRÕES!

Jorge Vargas - 14 de Agosto de 2014

Nós, seres humanos, evoluímos para reconhecermos padrões. Fosse um rosto humano, animais e objectos formados por determinados grupos de estrelas ou o ritmo das estações, todos estes padrões, numa altura em que estávamos entregues a nós mesmos e à Natureza, sem grandes tecnologias que nos ajudassem, foram determinantes para aumentarmos as nossas hipóteses de sobrevivência. Ficámos viciados em padrões: até nos dá para vermos o rosto de Cristo numa torrada... É um fenómeno chamado pareidolia, abaixo explcado.


Há anos e anos que os cientistas e divulgadores de Ciência andam a repetir isto. Por isso e sinceramente, já não há pachorra para tanta ignorância e, pior do que isso, para a suprema arrogância de se ver em fenómenos naturais a projecção dos nossos desejos, expectativas, medos ou frustrações.

A Ciência explica cabalmente todas estas imagens: ilusões de óptica provocadas pela incidência da luz sob um determinado ângulo. Além da pareidolia, claro! Há um princípio, a "Lâmina de Occan", que nos aconselha a seguir a explicação mais simples - e que, muitas vezes, é a correcta.

Querer ver gigantes e lagartos em formações geológicas iluminadas de um determinado ângulo é mesmo forçar os limites da ignorância, da crendice e de um perigoso misticismo que tenta fazer gato-sapato da Ciência e conduzir-nos a uma nova era trevas, em que o Conhecimento arduamente adquirido por homens e mulheres é ridicularizado, posto em causa e substituído por um "conhecimento" baseado nos humores diários de uns quantos charlatães apostados em ganharem dinheiro à nossa custa!

https://www.scientificamerican.com/article/is-earth-s-life-unique-in-the-universe/?&WT.mc_id=SA_EVO_20140811