.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

02 fevereiro 2006

ESTREIA - Munique

Verão de 1972. A festa das Olimpíadas animava as ruas de Munique. No estádio, os atletas faziam justiça ao lema "Citius, altius, fortius". A aldeia olímpica vivia a serenidade dos que têm consciência do seu valor e, lealmente, querem prová-lo em sã concorrência com o seu semelhante. Nisto, um comando palestiniano tomava de assalto os alojamentos da delegação israelita e fazia onze reféns que, ao longo das próximas horas, seriam mortos perante a recusa do Governo em ceder às suas exigências. Depois, esgotados os inocentes, fogem e, claro!, a Mossad vai-lhes no encalço. Onde quer que se escondam, um a um, são descobertos e abatidos - fria, racional e metodicamente.

É esta sarabanda de sangue e violência, esta solidão de quem dispara a bala fatídica, esta assumpção do Mal pelos dois lados da barricada a minar a ilusão de qualquer superioridade moral, a matriz do último filme de Steven Spielberg que hoje se estreia nas salas portuguesas. Um portento, segundo dizem. E vem no momento ideal, em que as nuvens da guerra se adensam sob os céus do Médio Oriente. Oxalá todos, a começar pelo Hamas e pelas autoridades iranianas, entendam a mensagem que lhe está implicita: a violência nada constrói, apenas nos puxa ainda mais para o fundo do poço.

Entretanto, hoje há boas escolhas na TV:
- Mister Roberts, de John Ford (Hollywood, 18h30)
- 2010, de Peter Hyams (TCM, 20h10)
- Gosford Park, de Robert Altman (RTP 1, 23h15)
- Histórias de Nova York, de Martin Scorsese, Woody Allen e Francis Ford Coppola (Hollywood, 23h30)

Bons filmes. Fiquem bem. Vemo-nos por aí...