.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

03 novembro 2005

O FILME DO DIA - Intriga internacional

Intriga internacional/North by northwest (EUA, 1959, cor/1.66:1, 136m, *****, RTP Memória, 22h00) de Alfred Hitchcock com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Leo G. Carroll, Martin Landau.

Um dos supra-sumos da arte de Hitchcock, de novo às voltas com o seu tema de eleição: o falso culpado. E, talvez mais do que noutros filmes do mestre, o registo é quase de comédia, lúdico, o prazer de fazer e ver cinema à solta em cada fotograma.

Roger Tornhill (Cary Grant) é um publicitário bem sucedido, escritório na baixa de Manhattan, elegante, despreocupado, dir-se-ia mesmo algo infantil por influência de uma mãe castradora. Um dia, por confusão de identidades, é envolvido numa sinistra trama que o leva ao edifício das Nações Unidas onde, veja-se o azar!, a pessoa com quem ia falar lhe morre nos braços. Na sua inocência, Tornhill tira-lhe a faca das costas. Num hall apinhado de gente. Touché! Hitchcock carrega a fundo no acelerador. Polícia e criminosos à perna, Tornhill em fuga desesperada durante as próximas duas horas, uma mulher (Eva/Eve Marie-Saint) que o tenta ajudar (e mais não digo…), um ataque com um avião num descampado que parece um prelúdio de “Os pássaros”, a morte à espreita no abismo do Monte Rushmore. E, no plano final, o herói fica com a garota! E, mais uma vez, Hitchcock fica a rir-se. Porque quando surge o “The end” sobre o nada discreto beijo é que percebemos: foram 136 minutos de guerra dos sexos, das saias da mãe para o regaço de Eva!
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Bons filmes. Fiquem bem. Vemo-nos por aí...