.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

26 agosto 2017

UM GESTO PARA O FUTURO!!!

https://www.publico.pt/2017/08/22/sociedade/noticia/recolhem-agua-da-chuva-cultivam-frutos-e-legumes-usam-o-sol-para-cozinhar-1782899

Mais fácil e simples do que se pensa! Admito que muitos de nós não possam levar tudo isto à prática, nomeadamente por falta de terreno e capital inicial, mas os que têm essa possibilidade deveriam actuar pelo exemplo e pelo empenho!



Forno solar


O Pedro Massiel e o Arnaldo Pereira fizeram comentários muito pertinentes, que aqui reproduzo. Guardo uma análise mais aprofundada deste assunto para depois de uma profunda reflexão sobre o que foi dito nos comentários.lho Maciel Já ouvistes falar do rendimento básico incondicional? Uma renda universal de cidadania...

Jorge Vargas Já, Pedro, mas não estou a perceber bem qual a relação...

Pedro Ficalho Maciel Quando as pessoas beneficiarem duma renda básica incondicional, poderão apostar numa vida simples fora das grandes cidades onde têm de permanecer se querem procurar emprego, o único meio de sobrevivência até ao momento. As inúmeras experiencias feitas no estrangeiro provam que as pessoas tendo garantido como direito incondicional a sua sobrevivência, podem decidir apostar numa vida mais dedicada às artes e gostos bucólicos. Quem sem uma renda mínima garantida poderá por exemplo deixar a cidade e decidir levar a família para a aldeia onde herdou a casa dos avos que é muito bonita mas que não tem onde arranjar emprego para poder pagar as coisas mínimas?

Jorge Vargas Adorei a tua resposta, Pedro e, em parte, concordo com ela. 

Mas não vivemos num mundo ideal, vivemos num mundo real em que os recursos efectivamente disponíveis são escassos. Por isso, acho que o rendimento mínimo incondicional só deverá beneficiar quem, comprovadamente, necessita dele (quer para viver, quer para um negócio, quer como contrapartida de medidas e comportamentos que preservem o ambiente) e não para dar largas a estados de alma...

Pedro Ficalho Maciel Se é incondicional... É porque não requer condições 😎 amigo . Então não estás (ainda) bem informado sobre esta matéria. Acho que depois concordarás com o principio de que a dignidade (como obrigação moral da sociedade moderna) da sobrevivência deve ser assegurada tal como a educação e a saúde já o é incondicionalmente também. E não cedas à mentira de que hoje o mundo não tem recursos para garantir isto: nunca a humanidade conseguiu produzir tanta e sobeja riqueza, a ponto, só no nosso país (que nem é dos mais ricos) ter cerca de 16milhoes de casas (somos cerca de 3milhoes de famílias), a europa produz 7 vezes os alimentos que os habitantes precisam e a roupa ate as igrejas ha recusam arnanezar tanta oferta para tao pouca procura/necessidade. Nunca a humanidade foi tao rica/excedentária (de coisas básicas) como agora

Arnaldo Pereira Pedro Ficalho Maciel E, no entanto, há milhões (muitos) a morrer de fome, subnutridos e nus ...
Não é nos recursos que reside o problema, mas sim na sua distribuição ... já que existe sobreprodução de quase tudo.

A humanidade tem todas as condições para se regenerar, assim como o planeta ... desde que haja vontade e os gananciosos do capital ganho a todo-o-custo mudem de paradigma.

Enfim, haja esperança. É a última a morrer!

Pedro Ficalho Maciel Precisamente, Arnaldo Pereira 😄 daí o RBI ser uma proposta. Falei sobre os recursos porque nosso amigo Jorge Vargas levantou a questão da "realidade" da alegada falta de recursos, o que de facto não tem sustencao de facto.

Arnaldo Pereira Foi a primeira vez que "ouvi falar" deste RBI.
Acredito nas potencialidades do princípio, mas vejo muito poucas possibilidades da sua execução nas gerações mais próximas ... a menos que se produza algum fenómeno mais na orla dos milagres, ou algum "salto quântico" inesperado, que provoque uma mutação ao nível do cérebro no homo sapiens-sapiens actual.

Pedro Ficalho Maciel Ha já varias experiencias locais e regionais um pouco pelo mundo (alemanha, holanda, frança etc) e todas elas revelam resultados animadores a ponto de bá suíça já ter havido um referendo (com 23% de apoio) e neste momento a Finlândia ter iniciado um programa nacional. Bá europa do norte (a europa evoluída) este assunto é tema de discussão publica habitual . Portugal como em tudo chegará a reboque . creio que será uma opção que vai ser adoptada dentro dos próximos 10 anos, pois a robotizacao vai acelarar o processo pela obvia falta de emprego (dispensa de muita mao de obra), Pode consultar nossa pagina RBI TT - Rendimento Básico Incondicional de Todos para Todos (https://www.facebook.com/CausaRBI/?hc_location=ufi).