.comment-link {margin-left:.6em;}

Novas aventuras em mim (menor)

Aventuras em mim (menor)? Escrever é aventura, é incógnita. Viagem de dedos por sonhos, desejos, fantasias, pequenas e grandes coisas sobre mim e o mundo à minha volta. Desejo de partilha, também. De sentimentos, emoções, momentos, vivências, silêncios até. Quanto ao “menor”, é uma brincadeira, um pequeno trocadilho com a nota musical Mi menor. É, também, uma medida da minha humildade, da consciência brutal das minhas limitações como escriba.

26 agosto 2017

FACES DO CAPITALISMO SELVAGEM

(Texto publicado no Facebook em 24 de Agosto de 2012)


Ando há anos e anos a dizer que brincam ao Monopólio com as nossas vidas. Agora, um jornalista espanhol ousou puxar dos galões vernáculos que todos os fdp de colarinho branco merecem e percebem.

E até poderia dar-vos um exemplo bem mais corriqueiro do que os referidos no texto. Imaginem que têm uma taberna do meio do nada, com clientes sem cheta. A dívida acumula-se. Eu desespero pelos pagamentos até que um chico-esperto de um banco (ou eu próprio) se lembra de somar o total da dívida que nunca vai ser paga e começa a vendê-la aos bancos portugueses (os tais derivados que ninguém sabe o que é, acompanhados dos indecifráveis credit default swaps, que são seguros contra eventuais não reembolsos de dívida), que a vendem a bancos espanhóis, que a vendem a bancos franceses, que a vendem a bancos japoneses, que a vendem... Às tantas, já ninguém sabe o que anda a comprar e a vender, mas todos acham que é uma varinha mágica que lhes vai encher os cofres, com o triplo A como logótipo. Ao mesmo tempo, os bancos emitentes e compradores lançam outros derivados, títulos financeiros que apostam contra o não reembolso do que andaram a vender mundo fora. Ou seja: andaram a vender merda com a perfeita consciência de que era merda e, não vá o diabo tecê-las, trataram de virar a ventoinha para outro lado. No fim, ganham os bancos e adivinhem lá quem é que perde: os incautos investidores, enganados sem escrúpulos e o dono da taberna, que acaba a beber as últimas garrafas da taberna antes de dar um tiro nos cornos!

Eis o sistema financeiro em toda a sua beleza e cruel esplendor de roda livre desgovernada!!! Excepto para os que se governam à nossa custa!!!

Infelizmente, o link para o texto já não está activo